quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bom dia, pessoal!
A partir de hoje, vou postar algumas dicas e temas que considero interessantes.
Caso você tenha algum tema que ache interessante ser abordado, e queira sugerir, entre em contato comigo pelo email, para que eu possa postar.

Vou começar postando, sobre Aromoterapia, e as duas forças complementares YIN e YANG.

Boa leitura!

YIN YANG E A AROMATERAPIa

YinYang

Escrito por Wagner Azambuja

O princípio de Yin e Yang, na filosofia chinesa, diz que duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação. Yang está associado com o dia, o sol, a primavera, o verão, o aumento e a expansão. É ativo, quente, energizante e representa as partes superiores do corpo. Yin, por outro lado, está associado com a noite, a lua, o outono, o inverno, a diminuição e a contração. É passivo, frio, relaxante e representa as partes inferiores do corpo. Nosso equivalente ocidental seria o “positivo” e o “negativo”, no entanto, associar Yang com aspectos bons e Yin com aspectos ruins está completamente errado. Por exemplo: podemos afirmar que o dia é bom e a noite é ruim?

Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang; são apenas termos correspondentes. Se algo é Yin, devemos entender que as suas qualidades são mais Yin do que Yang. Conforme o sol se levanta, Yin vai diminuindo e Yang vai aumentando até chegar ao seu zênite, o ponto máximo da influência de Yang sobre Yin. Ou seja, ambas as qualidades estão sempre presentes e não há mudanças súbitas de uma para a outra. Elas sempre se equilibram.

A aromaterapia está intimamente ligada ao princípio de Yin e Yang, afinal, a complexidade química dos óleos essenciais permite a existência de ambas as qualidades na mesma substância – sempre havendo predominância de uma delas. Os óleos essenciais de rosas e gerânio, por exemplo, são freqüentemente usados durante a menopausa, quando ocorre uma queda da energia Yin na mulher. Já os óleos de alecrim, canela, gengibre e tomilho são Yang, sendo utilizados instintivamente no inverno para aquecer, ou seja, para atenuar a influencia de Yin. No entanto, há certas divergências entre os aromaterapeutas quanto as qualidades Yin e Yang predominantes nos óleos essenciais. O óleo essencial de lavanda, conhecido por suas propriedades sedativas, é citado no livro A Arte da Aromaterapia, de Robert Tisserand, como sendo Yang. E agora? Pois bem, enquanto os estudiosos ainda se entendem quanto às qualidades deste ou daquele óleo, parece haver um consenso em relação à maioria. Eis alguns:

Alecrim: Yang
Camomila: Yin
Canela: Yang
Gengibre: Yang
Gerânio: Yin
Rosas: Yin
Tomilho: Yang

Para finalizar, Yin e Yang são tradicionalmente representados em posições opostas, mostrando Yin no interior de Yang e Yang no interior de Yin – um equilibrando perfeitamente o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário