quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Benefícios da Mandioca

Nomes científicos: Manihot esculenta, Manihot utilisima.



A mandioca é um tubérculo de um arbusto que se cultiva nos países tropicais da América, África e Ásia. Consome-se cozida como as batatas e constitui o alimento básico para muitos de seus habitantes.
É muito rica em carboidratos (25,3%) e em vitaminas do grupo B, vitamina C (48,2mg/100g), magnésio, potássio, ferro e cálcio. Não contém provitamina A, vitamina B12, nem gordura.

Precaução: tanto o tubérculo quanto as folhas cruas são tóxicas por liberar ácido cianídrico. Devem ser lavadas em água abundante, bem descascadas e fervidas para se tornarem comestíveis. A tapioca é a farinha que é obtida dessa e outras especies de mandioca. Pode-se cozinhar com leite ou em caldo de verduras. É formada por 88% de carboidratos (fécula ou amido) tem pouca quantidade de proteínas. É facilmente digerível e rica em calorias. Recomenda-se especialmente em caso de:

Afecções digestivas: a farinha da tapioca retém muita água devido a seu conteúdo em mucilagem (fibra solúvel) e um grande emoliente (suavizante) e protetor das mucosas digestivas. Recomenda-se em caso de acidez de estômago, gastrite, úlcera gastroduodenal e colites de todo tipo.
Doença celíaca: pois, não contém nada de glúten.
Doenças hepáticas: a tapioca proporciona carboidratos facilmente assimiláveis e nada de gorduras, o que contribui para facilitar a função do fígado.
Convalescência de doenças graves ou de intervenções cirúrgicas e retomada de alimentação sólida depois de um período de jejum.
Fonte: O Poder Medicianal dos Alimentos. Dr. Jorge Pamplona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário